Entrevista ao Diário da Região: Está buscando emprego? Veja como fazer um bom currículo.


Confira a segunda parte da entrevista que a nossa Coach de Carreira Lígia Picoli concedeu ao Diário da Região.

No artigo, ela fala sobre como elaborar um bom currículo e aumentar as suas chances no mercado de trabalho. Acompanhe:

Está buscando emprego? Veja como fazer um bom currículo: Diariamente, centenas de currículos chegam às mãos dos recrutadores, que têm poucos minutos para selecionar os que mais atendem às necessidades da empresa naquele momento.

O currículo é o seu cartão de visitas e a primeira impressão que a empresa tem de você. Por isso é preciso ter cuidado, atenção e dedicar algum tempinho na hora de organizar as informações. No mercado de trabalho, que está cada vez mais concorrido e disputado, um currículo bem elaborado pode agregar valor à sua candidatura e te colocar à frente de diversos concorrentes que estão atrás da tão desejada vaga de emprego.

E para te ajudar a largar na frente, o Diário, com a ajuda da Coach de Carreira – Especialista em Recolocação Profissional, Ligia Pícoli Rodrigues Lucas, separou algumas dicas .

“Já foi o tempo em que elaborar um currículo era apenas descrever seu histórico profissional. Hoje com o mercado de trabalho cada vez mais competitivo é preciso que ele seja realmente diferenciado.

Além de suas experiências e cursos realizados, o currículo deve ter identificação com os requisitos desejados pela empresa contratante. É preciso ficar atento ao que está sendo pedido na divulgação da vaga e adequar seu currículo de maneira íntegra”, explica a especialista. Veja 5 dicas para fazer um bom currículo:

1 – Contato- quanto mais, melhor – Além de se atentar para não deixar de colocar o número do seu telefone e e-mail, é aconselhado também acrescentar seu skype e endereço de linkedin, já que hoje em dia está sendo cada vez mais comum as empresas realizarem a primeira etapa do processo seletivo de maneira online.

2 – Currículo direcionado – Faça um currículo direcionado a vaga publicada e que você pretende concorrer. Ou seja; você pode atuar como supervisor de produção e supervisor de logística, mas se a vaga for para área de logística, por exemplo, coloque no campo OBJETIVO especificamente o título da vaga publicada.

3 – Mantenha o foco – Modele seu currículo de acordo com os requisitos da vaga divulgada, destacando os seus verdadeiros conhecimentos relacionados apenas ao que está sendo solicitado. Informações extras que não dizem a respeito do que está sendo buscado pela empresa podem atrapalhar na hora de seu currículo ser avaliado.

4 – Seja objetivo – O currículo deve ter aproximadamente duas ou três páginas, salvo algumas exceções. O conteúdo deve ser atrativo e relevante. Não coloque, por exemplo, cursos incompletos e fora da área desejada. Devemos considerar apenas os cursos concluídos ou cursando.

5 – Não minta – É primordial que seja honesto ao elaborar um currículo. Há muitos profissionais que descrevem no currículo ter inglês intermediário ou avançado quando na verdade seu nível é básico, por exemplo. Esse tipo de situação é desagradável para ambas as partes e só faz com que o tempo dos envolvidos e a credibilidade seja afetada.