Pessoas Trans no Mercado de Trabalho

 


1-Como você avalia o cenário para trabalhadores transexuais e travestis, em Rio Preto? Na sua opinião, porque transexuais e travestis ainda encontram dificuldades para encontrar um trabalho formal?

Em Rio Preto assim como em outros lugares do País existem muitas barreiras para inserção de travestis e transexuais no mercado de trabalho e alguns motivos são: Muitos deles, não possui competências técnicas profissionais desejadas pelo mercado de trabalho, muitas vezes devido ao próprio preconceito durante a formação escolar e acabam desistindo dos estudos. Outros que possui formação técnica, acabam não tendo oportunidade pois ainda existe muito preconceito por parte dos empregadores. Uma das áreas que mais absorve este público acaba sendo área da saúde “enfermagem”, salão de beleza e moda.

 

2- Falta incentivo e preparo por parte das empresas para absorver esse público?

No Brasil, a inclusão de diversidade ainda é um tema pouco debatido nas empresas e os profissionais que se identificam como LGBT não se sentem confortáveis para se assumir no ambiente de trabalho. Não existe nenhum tipo de incentivo ou programa especifico para inserção deste público ao mercado de trabalho.

3- O que eles podem fazer para conseguir um trabalho? Cite algumas dicas.

Eu acredito que se uma empresa, for te julgar ou não te contratar pela sua identidade sexual não vale a pena continuar no processo seletivo, não consigo imaginar você tendo um desempenho e performance máximos e uma vida autentica se durante grande parte do seu dia não pode assumir quem você verdadeiramente é.

Muitos profissionais preferem esconder no ambiente de trabalho pois recente ser prejudicados após exposição. Em uma entrevista, sugiro que você seja verdadeiro, caso seja abordado sobre sua opção sexual, no entanto vá preparado para as objeções.

Reforce aspectos positivos se for o caso como: dizer que é uma pessoa de hábitos simples, valoriza a família, tem uma vida sem muitas badalações e é emocionalmente bem resolvido.

Mostre que voce é um talento, tem qualidades e competências que o tornam diferenciado no mercado de trabalho e uma ótima capacidade de entrega de resultados.

Existe um site de empregos voltados a este público, o TransEmpregos, criado em 2013 voltado para empregabilidade de pessoas transgêneras no Brasil.

Segundo o site, possui o maior banco de dados e currículos deste segmento dentro do país.

Ligia Pícoli Rodrigues Lucas Especialista em Carreira e Recolocacao Profissional Fibra RH www.fibrarh.com.br

ligia@fibrarh.com.br